Alguns dias atrás a Nina postou receita de tiramisù e dai deu vontade. O tiramisù é doce italiano cuja origem é controversa. Alguns dizem que foi criado para celebrar a visita a Siena do grão-duque da Toscana, Cosimo III. Outros, que surgiu em 1971 em Treviso. O nome tiramisù vem de duas palavras italianas que significam "levantar-me"'. Fiz pequena adaptação na receita da Nina substituindo o pão de ló por este daqui.
TIRAMISÙ (adaptado daqui e daqui) (para 6 porções)
Ingredientes:
Pão de ló
10 ovos
2 xicaras e meia de açúcar
2 xicaras e meia de farinha
Creme de mascarpone
3 ovos
48g de açúcar refinado
400g de mascarpone
Montagem
1 1/2 xícara de café bem forte e frio misturado com 60ml de Marsala (ou outro vinho licoroso doce ou ainda rum)
cacau em pó sem açúcar
Modo de fazer
Pão de ló
Separe as claras das gemas, e bata as claras em neve. Divida as claras no meio, e com uma das metade de claras em neve junte as gemas e bata até fica cremoso e bem clarinho.Junte o açúcar e bata mais. Depois misture a farinha, e daí acrescente a outra metade das claras em neve. Coloque a massa em tabuleiro forrado com papel manteiga e untado com manteiga. Asse por aproximadamente 40min em fogo médio, e pré-aquecido.
Creme de mascarpone
Leve os ovos com o açúcar ao banho-maria (fogo baixo), misturando com fouet até chegar à 45ºC. Retire do calor e bata até quadruplicar de volume. Junte o mascarpone nos ovos batidos, aos poucos, batendo levemente para incorporar.
Montagem
Disponha uma camada do bolo no fundo de uma travessa transparente (usei tigelinhas), umedeça com 50% da mistura de café e vinho. Verta metade do creme de mascarpone, disponha a outra camada do bolo, café e vinho e cubra com o creme de mascarpone.
Gele por 4h. Polvilhe cacau em pó e sirva.
As sobras do pão de ló foram fatiadas, torradas no forno e servidas no café da manhã e no lanche do trabalho.