terça-feira, 18 de maio de 2010

MUSSE DE CHOCOLATE preto e branco


Nas últimas semanas, o Renato e a Nina, postaram receita de musse de chocolate. Daí, deu vontade de fazer uma também. Como fomos convidados, por nossos amigos Vic e C., para jantar, resolvi fazer, para sobremesa, a receita da musse de chocolate preto e branco publicada no A conversa chegou à cozinha da Rita Lobo. Como não tinha conhaque em casa, usei extrato de baunilha. No restante, segui a receita. A musse fica bem aerada com a crocância dos pedacinhos de chocolate branco. Sucesso, com direito a muitos elogios.

MUSSE DE CHOCOLATE PRETO E BRANCO (para 12 pessoas)
Ingredientes:
8 gemas
170g de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de açúcar
3/4 de xícara de chá de cacau em pó
200g de manteiga sem sal
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
500ml de creme de leite fresco
170g de chocolate branco

Modo de preparo:
1. Numa tábua, apoie a barra de chocolate branco com a parte lisa para cima. Com uma faca afiada, raspe o chocolate até obter um punhado de raspinhas que servirão para decorar a musse. O restante pique em pedaços pequenos. Reserve. 
2. Pique o chocolate meio amargo e derreta-o no forno de micro-ondas. Reserve.
3. Na tigela da batedeira, coloque as gemas e o açucar e bata em velocidade alta até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve.
4. Numa panelinha, coloque a manteigae leve ao fogo baixo. Assim que derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e a baunilha e misture bem.
5. Numa tigela, junte o chocolate derretido, a gemada reservada e a manteiga com o cacau e misture com um batedor de arame.
6. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata até que o creme comece a engrossar, mas não deixe chegar ao ponto de chantili. Misture delicadamente ao creme de chocolate, até obter uma mistura homogênea.
7. Misture o chocolate branco picado à musse, transfira para o recipiente onde será servida e polvilhe com as raspas de chocolate branco. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Sirva a seguir. 
                                          

BOLO DE FUBÁ DA FAZENDA



Quase todo mundo tem lembrança de bolo de fubá. A minha é de bolo bem fofo, com perfume de erva doce, servido com café na companhia do meu pai ou da minha avó Pininha. Meu pai não gostava de bolos, doces em geral. O bolo de fubá era exceção. Já a recoradação do Rosualdo é de bolo sequinho, com sabor pronunciado do fubá, feito pela Teresa, empregada da família Russo. Fiz para ele, essa receita, adaptada daqui. Inverti as quantidades de farinha de trigo e fubá, troquei o suco de laranja pelo leite e aboli as raspas de laranja. Ele achou que ficou com sabor da sua lembrança.

BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
120ml de óleo de girassol (ou canola)
2 ovos grandes
150g de açúcar
120ml de leite
145g de fubá
100 g de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma redonda de 20cm com óleo, forre o fundo com papel manteiga e pincele-o com óleo (utilizei uma fôrma T-Fal untada e enfarinhada e o bolo se soltou com facilidade).Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos, o açúcar e o leite. Adicione a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Bata gentilmente até misturar os ingredientes.Coloque a massa na forma asse por 35-40 minutos (faça o teste do palito).