terça-feira, 23 de novembro de 2010

APRENDIZ DE COZINHEIRO E TATIN AUX CÈPES


Delicioso o livro de Bob Spitz. O que fazer num momento díficil da  vida: fim do casamento de 14 anos, relacionamento complicado, crise dos 50 anos, término de grande projeto profissional? A resposta de Bob foi cozinhar. E cozinhar nos melhores lugares da França e Itália. Na França aprendeu a disciplina e a técnica. Na Itália descobriu como cozinhar e comer com paixão.
Leiam a entrevista que Bob Spitz deu por telefone ao Paladar, do Estadão.
Esta receita é do período no qual Bob esteve em Maussane. E foi a entrada quente do nosso jantar de novembro.
TATIN AUX CÈPES (para 6 pessoas)
Ingredientes:
1 kg de cogumelos selvagens (usei 500 g de cogumelos paris e 500g de shitake)
3 echalotas grandes, picadas bem miudinho (usei cebolas)
3 colheres de sopa de manteiga pura sem sal
sal e pimenta-do-reino
1/4 de xícara de salsinha, sem os talos
3 dentes de alho
1/4 de xícara de nozes bem picadas
óleo de nozes
300g de massa folhada
1 gema de ovo
Modo de fazer:
Aqueça previamente o forno, a 200 C.
Corte os cogumelos em fatias finas, depois refogue-os na frigideira, juntamente com as echalotas (cebolas), em duas colheres de sopa manteiga derretida, até dourar. S verter muito líquido, mantenha no fogo para reduzir, até que o líquido tenha evaporado. Depois tempere bem com sal e pimenta e arrume os cogumelos sobre o fundo de uma fôrma de tortas, com 23 cm de diâmetro (não use as de fundo removível), untada com manteiga.
Pique bem miudinho a salsa juntamente com o alho (a isto chama-se persillade) e depois salpique sobre os cogumelos. Em seguida espalhe as nozes moídas e derrame sobre a mistura um pouco de óleo de nozes.
Com todo cuidado, cubra a superfície com uma camada de massa folhada, empurrando as bordas para dentro. Pincele com a gema batida e asse por 20 a 30 minutos, até a massa ficar dourada. Passe uma faca pelas beiradas, para soltar qualquer pedaço que tenha grudado na fôrma. Cuidadosamente inverta torta sobre o prato onde será servida. Dve ser servida quente, derramando-se por cima um fio do óleo de nozes (acrescentamos também um pouco de nozes picadas).