terça-feira, 28 de junho de 2011

DOUBTFUL SOUND, FIORDLAND NATIONAL PARK, NEW ZEALAND

O Doubtful Sound é o segundo maior fiorde, dos quatorze existentes no Fiordland National Park, com 50 km de extensão e 421m de profundidade. Segundo lenda maori, ele foi escavado pelo deus Tu Te Raki Whanoa com ajuda de quatro outros jovens deuses chamados Taipari, que criaram seus braços: Taipari Poto (curto) ou First Arm, Taipari Nui (grande) ou Crooked Arm, Taipari Roa (longo) ou Hall Arm e Taipari Tiki (pequeno) ou Deep Cove. O Doubtful Sound foi descoberto em 1770, pelo Capitão Cook, durante viagem de circunavegação da Nova Zelândia. Ele recebeu este nome porque o Capitão Cook duvidou que fosse possível adentrar com seu navio no Sound e sair com segurança, devido a pequena largura do mesmo.
                                                                          
O passeio ao Doubtful Sound inicia-se, bem cedo (7.30h), na marina de Pearl Habour de onde parte o barco que cruza o Lake Manapouri até seu West Arm.
 
O Lake Manapouri tem 28 km de extensão, 34 ilhas e é circundado por densas florestas. No seu horizonte estão as Kleper Mountains.                                                       
O barco atraca próximo a Usina Hidroelétrica de Manapouri. A usina foi escavada na montanha de granito e encontra-se a 176 metros abaixo do leito do lago. Ela usa as montanhas entre o Lake Manapouri e o Doubtful Sound como uma represa natural.  
Depois, segue-se de ônibus pela Wilmot Pass Road até o Doubtful Sound. A estrada,  foi concluida em 1965 para a construção do canal de descarga da Usina de Manapouri. Com 22 km de extensão é considerada uma das estradas mais caras do mundo.
Vista do Doubtful Sound da Wilmot Pass Road.                                                                   
Cleve Garth Falls com 365m, uma da inúmeras cachoeiras observadas no passeio.                                                                                                              
O ônibus segue pela Wilmot Pass Road até Deep Cove, um dos braços do Sound, onde embarca-se para o cruzeiro através do Sound. 
A Fiordland é uma das regiões mais chuvosas do mundo. Os ventos úmidos do  Mar da Tâsmania e do Polo Sul encontram as altas montanhas da Fiordland e precipitam-se . O índice pluviométrico anual na vila de Manapouri é de 1143mm, mas na região do West Arm ele aumenta para 3786mm e na do Deep Cove ele é ainda maior chegando a 5290mm. Embora o termo "rainforest" seja associado ao clima tropical, a vegetação da Fiordland pode ser chamada de "rainforest" de clima temperado: floresta densa, samambaias e orquídeas.
O passeio ao Doubtful Sound dura cerca de 8 horas e só pode ser feito com agente de turismo autorizado. Roupas quentes, casaco impermeável e repelente de insetos são essenciais em qualquer epóca do ano.
Fonte: Nova Zelândia, Guia Visual Folha de São Paulo; New Zealand, Insight Guides; www.realjourneys.co.nz