terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

JANTAR JANEIRO 2011 (para as "cobaias felizes")

No primeiro jantar do ano vieram minhas queridas amigas L., C., L. e sua filha R.
Para começar: Coppa del limone
Receita da Revista Gula: Numa jarra colocar 6 bolas de sorbet de limão (usamos o La Frutta, da Nestlé), 150 ml de limoncello (licor de limão) e completar com espumante brut gelado. Misturar bem e no monento de servir raspar casca de limão-siciliano sobre a bebida. Fácil e refrescante.
Entrada: Salada de acelga com romã
A receita foi adaptada daqui. Eliminamos o mix de cogumelos, porque seria demais para nós, e substituimos o côco raldo por queijo feta. Ficou assim:
Ingredientes:
Acelga
Gengibre
Queijo feta
Romã
Folhinhas de hortelã e extrato de vinagre balsâmico para decorar
Modo de fazer:
Corte as folhas da acelga em quadrados de mais ou menos 4 cm, separando a parte branca (mais dura) das folhas. Coloque uma panela com água e um pouco de sal para ferver. Quando levantar fervura coloque a acelga, primeiro os pedaços da parte branca e depois as folhas. Depois que colocar as folhas retire imediatamente colocando em uma vasilha com água e gelo para interromper o cozimento. Escorra bem para retirar o excesso de água. Monte o prato assim: um punhado de acelga, queijo feta esfarelado e o gengibre em fatias bem finas. Decore com o extrato de vinagre balsâmico e folhinhas de hortelã.
Prato principal: Pernil de cordeiro assado e cuscuz marroquino
Ingredientes:       
Pernil de cordeiro (aproximadamente 2 kg, usamos 2 pequenos)
2 copos de vinho branco seco
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
tomilho, louro. alecrim
pimenta rosa em grão grosseiramente amassada
Modo de fazer:
Marinar a carne nos temperos acima por 12 h. Assar o pernil no forno pré aquecido a
160 °C regando sempre com a marinada. Depois de assado, retirar da assadeira e deixar descansar por 10 minutos antes de fatiar.
Cuscuz marroquino
Ingredientes:
300 g de cuscuz marroquino (sêmola de trigo)
300 ml de água salgada fervente
1 cebola roxa em fatias bem finas
 4 colheres de sopa de uvas-passas
100 g de amêndoas laminadas e torradas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga sem sal
azeite, sal, pimenta-do-reino
Modo de fazer:
Tostar no azeite o cuscuz até ficar dourado. Retirar do fogo e colocar o cuscuz em uma tigela refratária adicionar, pouco a pouco, a água fervente, misturando com um garfo para soltar os grãos. Acrescentar a manteiga, misturar bem e deixar descansar por 15 minutos. Numa frigeira grande aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Junte as uvas-passas, as amêndoas e por último o cuscuz hidratado. Mexa bem. Acerte o sal e a pimenta-do reino.
Sobremesa: Doce de figo seco
                               
A receita é adaptada daqui. Já fizemos várias vezes mas nunca encontramos almíscar e desta vez também não encontramos pinholes no supermercado que foram substituidos por amêndoas.
Ingredientes:           
1/2 kg de figos secos

1/2 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
1/2 colher de sopa de suco de limão
1/2 xícara de chá de nozes picadas
1/2 xícara de chá de pinhole (usamos amêndoas picadas)
1/2 colher de sopa de almíscar socado (não usamos)
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
1/4 xícara de chá de gergelim torrado
Modo de fazer:
Lave bem os figos sob água corrente e corte cada figo em 4 pedaços. Reserve. Numa panela média,  misture o suco de limão, o açúcar e a água. Leve ao fogo baixo. Quando ferver, retire a espuma da superfície com uma colher. Aumente o fogo para médio e acrescente os figos cortados. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo sem parar para que não grudem no fundo. Retire do fogo e deixe esfriar por 15 minutos. Abaixe o fogo e misture as nozes, o pinhole (usamos amêndoas picadas), o gergelim, o almíscar (não usamos) e a água de flor de laranjeira. Deixe cozinhar por 15 minutos. Transfira o doce para um pote com tampa e deixe esfriar.  Em tigelinhas individuais, coloque o doce de figo e, por cima, 1 bola de sorvete de creme.